domingo, 17 de março de 2024

4º Capítulo - segunda-feira, 14 de março de 2005 (2ª parte)



4º Capítulo

Shenzhen, segunda-feira, 14 de março de 2005 (2ª parte)

Durante a viagem tinha visto muita gente ir atestar o “balde” à torneira de água quente, dentro do comboio. Regra nº 1, deixar arrefecer. Regra nº 2, ver se é picante. Regra nº3 cheirar primeiro a ver se não cheira ao tal cheiro que está por todo o lado, o tal que enjoa. Após esperar uma hora pelo anfitrião e pôr uma grande parte dos bagageiros por conta própria, trocadores de dinheiro por conta própria, taxistas de moto, indigentes que pousam nas estações de comboio e demais gente que estava no hall da estação , a rir , lá segui para a fábrica de candeeiros Tiffany.

Resta acrescentar que sou muito notado em todos os sítios por onde tenho andado, especialmente fora dos centros urbanos, onde sou elevado a atração principal do circo, dando direito a paragens de boca aberta, risos e comentários em chinês que não me atrevo a decifrar.

Lá visitei um fábrica enorme com candeeiros muito interessantes que poderiam fazer um vistaço em qualquer loja mais exigente.

Regresso de autocarro, após David Wang me ter deixado numa estação de autocarros nova e muito bem organizada. A China está como Portugal estava há quarenta anos. No regresso é que me apercebi da verdadeira dimensão do desenvolvimento desregrado da China. Não consigo descrever a forma desordenada como esta sociedade funciona, onde passou do 8 ao 80 em poucos anos, sem infraestruturas, com muita poluição de toda a ordem, com … tudo o que me parece que não devia ser. É caótico, desarrumado, sujo, poeirento, inacabado, populosíssimo.

Chegado a Shenzhen novamente, lá fui pôr a bagagem ao hotel e preparar-me para jantar. Já tinha tirado o azimute a um restaurante na baixa que tem o peixe vivo em tanques, junto à porta da rua, onde o cliente escolhe, eles pesam e é cozinhado de seguida. Peixe branco cozido ao vapor, vieiras com molho de soja e um arrozito para compor. Um manjar digno de rei e depois de ter pago 99 rmb(9,9€), fui “desmoer”, andando a pé pela baixa e tentar arranjar um bar onde pudesse beber um café decente. Descobri, quando falei com a gerente do “Master Club, que não existe, praticamente, assaltos ou algo que possamos recear nas ruas de Shenzen. De facto, andei muito a pé sem nunca recear qualquer tipo de situação menos boa. Existe gente por todo o lado. Shenzhen é uma cidade que está a abarrotar de gente nas ruas, nos centros comerciais, nos restaurantes, por tudo quanto é sítio.

Lá arranjei um sítio onde vi uma máquina de café de saco e pedi um “black coffee”, mas desta vez com convicção, não fosse o artista pôr lá qualquer leite misturado. O funcionário respondeu um “Oué” repleto de “saber fazer”, de confiança, pleno de convicção. Fiquei confiante também. Pela forma como me exprimi e pela forma como o funcionário manifestou o seu entendimento pelo meu pedido, tive a certeza absoluta de que iria beber um saboroso café made in Brasil, habilmente filtrado por um zeloso funcionário chinês, num bar longe de casa, às dez horas da noite, nos confins do Oriente. Pelos vistos deveria ter sido ainda com mais convicção, pois na hora da verdade lá vinha o galão à moda chinesa, ainda com borbulhas e tudo. Pwt@ que o pariu. Será que renho que rogar uma praga aos artistas da Nescafé que puseram esta malta toda a beber café com leite em tudo quanto é sítio?

Caminhada até “casa”, nas calmas.

Havia já alguns dias que falar era quase proibido. Pouquíssimo inglês e mais nada. Andava com falta de falar, de me exprimir, de massajar o ego, de opinar com argumentação convicta. Começamos a ficar eremitas e pensativos pelas sucessivas horas a falar sozinho e a pensar apenas e só com os botões. O bicho humano é mesmo uma raça comunicativa. Precisava de comunicar, de me exprimir, de ralhar com alguém ou que alguém ralhasse comigo.

Quando cheguei ao hotel e apanhei o elevador encontrei uma ocidental no elevador, francesa. Vinte segundos foram necessários para percorrer o percurso do elevador até ao nono andar. Não me lembro de alguma vez ter 20 segundos tão comunicativos. Acho que nunca me soube tão bem encontrar alguém que me entendesse e que eu também compreendesse. Fiquei radiante por poder falar com alguém “próximo” de Portugal. Deu para desenferrujar a língua e re nivelar níveis de comunicação nesta tão necessitada cabeça ocidental.

Suite com vista para a rua, a cheirar não sei a quê, com um som de fundo tipo água a correr nos esgotos do vizinho de cima, uma cama com colchão rijo, um Jet lag descompensado do relógio biológico, … zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz….

 

Continua

 


Sem comentários:

Enviar um comentário